segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Filhoses de Forno

Tradicionais na Ilha Terceira na época que precede e durante o Carnaval, a par com os Coscorões, as Filhoses de Forno são umas das delicias da boa gastronomia Terceirense.



Ingredientes para a massa:
  • 8 ovos
  • 500 grs farinha sem fermento
  • 0,5 lts leite gordo
  • 0,5 lts água
  • 1 colher de chá de fermento
  • Sal q.b.

 Preparação:  


Numa tigela grandinha colocam-se os ovos e sal quanto baste. Batem-se os ovos com um batedor de varas ou com a batedeira, até ficar homogéneo.
Em seguida vai-se juntando lentamente, a farinha, o fermento, o leite e a água, enquanto se vai batendo. Assim que estiver tudo bem misturado e homogéneo está pronto. Deixa-se descansar uns minutos.
Enquanto isso untam-se formas ( das que se usam para os queques ), com manteiga ou com banha. 
De seguida passa-se farinha, para as filhoses sairem com mais facilidade quando já cozidas.

Coloca-se num tabuleiro tendo o cuidado de deixar algum espaço entre as formas. Verter o preparado, não enchendo por completo a forma.
Leva-se ao forno, previamente bem aquecido (cerca de 180º graus), Vão a cozer cerca de 42 minutos. No caso do meu forno, que é elétrico e assa por cima e por baixo, coloquei na parte mais baixa, e por cima, na grelha, coloquei uma folha de alumínio, para evitar que assem mais por cima. Devem ficar bem douradas por cima e pelos lados, senão quando as tirarem do forno abatem. Ao fim de meia hora se estiverem muito tostadas por cima podem baixar um pouco o forno e controlar,  Nunca mas nunca devem abrir o forno a meio da cozedura.
Assim que estiverem prontas, deixa-se arrefecer e em seguida desenformam-se. 
Agora vamos preparar o recheio.


Ingredientes para o recheio:
  • 400 grs de açucar branco
  • 0,5 lts leite gordo
  • raspa de 1 limão
  • 3 gemas de ovo
  • 2 colheres de sopa maizena
 Preparação:  


Num tacho, coloca-se o açúcar, o leite (reserva-se um pouco para desfazer a maizena) e a raspa de limão.  Enquanto se aguarda que levante fervura, à parte desfaz-se a maizena com o pouco de leite que se reservou e misturam-se também as gemas dos ovos até estar tudo homogéneo.
Assim que levantar fervura, baixa-se o lume e vai-se colocando em fio, mexendo continuamente, evitando que pegue ou crie grumos. Em lume brando, deixa-se ferver durante 5 minutos.
Esperamos que o creme arrefeça.

Para se rechear as filhoses, dá-se um golpe  na parte lateral junto ao topo, e com uma colher colca-se o recheio na filhós.

São deliciosas :)

5 comentários:

Anónimo disse...

Se não se pode abrir a porta do forno enquanto cozem como é que eu sei que já estão cozidas?
Angelina

Jorge Santos disse...

Pois ...... A porta não tem vidro ????

Anónimo disse...

Jorge a minha receita é igual à tua, só que faço sempre a dose de 250 gr de farinha e para essa quantidade de farinha deito 5 ovos (dá +ou- 15).
Em vez de canela deito semente de funcho (e muita)
No recheio depois de pronto e quando já eswtá a arrefecer deito o sumo de meio limão (pequeno) e mexe-se muito bem. (gosto muito do sabor forte a limão)
Teofila

Anónimo disse...

Tem ....mas mesmo assim como é que eu sei que já estão no ponto?

Jorge Santos disse...

Tem de ficar castanhinhas pelo lado ......

Enviar um comentário